03 agosto 2017

Aspectos de um Currículo Clássico Católico



Uma educação clássica católica procura incorporar a sabedoria da tradição católica formando juntamente bons hábitos e disposição na alma do estudantes. A finalidade do currículo é proporcionar a habilidade de pensar (bem). Nós queremos que nossos filhos adquiram a arte de aprender.
"Não é a quantidade de fatos que eles conseguem adquirir e sim o que eles irão fazer com os fatos adquiridos." 
Se eles serão capazes de fazer distinção, seguirem um argumento, tirarem conclusões razoáveis e finalmente serem capazes de ter um julgamento correto sobre como as coisas são.

Pense no que você quer para os seus filhos quando estiver montando o seu currículo. O principal objetivo deve ser é claro, a salvação eterna. Queremos uma formação intelectual católica (não quer dizer que só irão ler livros católicos). Incitar um amor pelo aprender que dure por toda a vida e oferecer as ferramentas para que eles exercitem o que tenham aprendido.

Pensando nisto, a coisa mais importante é a formação espiritual, ou seja, a sua igreja doméstica será o centro da sua educação domiciliar, ainda que para muitos isto não seja um objetivo acadêmico.

Religião, em um currículo católico clássico, não é uma matéria extra e sim envolve todo o currículo.

E escuto alguém dizer. "Mais em todos os currículos americano religião é matéria separada?"  Isso é devido ao simples fato de que 99% dos currículos para ensino domiciliar católico americano são derivados/copiados dos protestantes. Somente nos últimos anos é que surgiram escolas católicas oferecendo o modelo clássico como ensinado pela Igreja neste livro The Holy See Teaching on Catholic Schools. E agora surge currículos para ensino domicilar também.

O currículo precisa ter desafios para que sejam estimulante mas ao mesmo tempo precisamos ter algum cuidado em assegurar que a criança tenha algum sucesso. Crianças, como todos nós, não gostam de fazer coisas que não são boas.

Para que a criança possa ter sucesso mais tarde, é necessário que as virtudes morais tornem-se hábitos - disciplina, obediência e disposição. Mas ao mesmo tempo é preciso sermos flexíveis. O aspecto mais importante na educação domiciliar é construir a relação de confiança entre os pais e filhos.

Ainda que no Trivium não há matérias específicas - e por isso a grande diferença encontrada entre os currículos de Educação Clássica - qualquer interesse particular de um criança pode ser adicionado.
O mais importante não é o material usado mas como o mesmo será usado. Você pode comprar aquele currículo famoso dos EUA mas não usar o  mesmo como tal.

O Trivium é acima de tudo uma maneira de como lidar com as matérias. Gramática é uma matéria no sentido que aprendemos sobre linguagem, mas a linguagem é um meio na qual expressamos o pensamento. Agora, é preciso haver matérias para que possamos praticar as etapas do Trivium, mas as matérias são de importância secundária, até que as ferramentas da aprendizagem tenham sido refinadas. 

Habilidade de comunicação é muito importante. Uma pessoa é preciso saber falar bem e escrever claramente. Para isto a criança precisa da prática em discurso. Mesmo que o seu filho tenha atingido uma etapa que consiga fazer suas tarefas sozinho é necessáriamente importante haver momentos para discutir o assunto com orientação - Escritura Sagrada e Literatura são ótimas ferramentas para isso. Mas para que a criança seja capaz de defender as perguntas que fazemos é necessário a leitura com reflexão. Escolha um assunto que seu filho tenha interesse e este será o foco da sua prática.  

Informações básicas que servirão de fundamento para:

Teologia: usamos como base memorização do catecismo de pergunta e respota e a Sagrada Escritura;

"Memorização deste tipo permite que a criança tenha um espaço permanente na mente e no coração dedicado as coisas de Deus e da Igreja. Esses elementos essênciais são aquisições permanentes na qual a criança poderá recorrer em qualquer lugar que ela vá. Ela poderá recuperá-los e ponderá-los em diferentes aspectos e em diferentes momentos de vida"
                                                                                                                             Bispo John Myers

Filosofia: A coisa mais importante aqui é propiciar experiências (apropriadas) de vida. Como por exemplo história natural (visitas ao Zoológico, museu, praia, parque etc.) e boa literatura.

Alguns pontos à considerar:

- Quanto a história, é melhor ler livros reais-vivos ficção ou não, do que livros de atividade de história (seriam aqueles de pergunta e resposta);
- O Latim é a língua que deu origem ao Português e também as demais línguas neolatinas e influenciou tantas outras. Aprendendo Latim, você terá a oportunidade de entender como todas as outras línguas se relacionam e se transformam, melhorando a sua habilidade de comunicação;
- Quanto mais cedo expôr seu filho ao Latim melhor! A neuroplasticidade cerebral ainda que aconteça na vida adulta é muito mais ativa na criança.
- Leitura em voz alta dever começar no ventre e só terminar quando você não puder mais ler.
- Avalie seu sucesso e progresso à cada ano e não a cada momento. Cada família, criança e mãe são diferentes. Tanto você quanto seus filhos terão momentos bons e ruins. Não jogue fora materiais ou desanime por causa de alguns dias ruins;
- Desafio é importante mas o sucesso também;
- A hora certa é muito importante, cada criança amadurece em épocas diferentes. Se você está introduzindo algo novo e percebe que está causando frustração, espere, comece a revisar questões que já foram estudadas e tente novamente em três meses. 

E não interessa se o irmão mais velho ou primo, coleguinha aprendeu mais cedo, no final não fará nenhuma diferença - descartando é claro, qualquer distúrbio de aprendizagem.



















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In Christo Rege!

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